No mês de conscientização sobre o câncer de mama a Cooperativa Habitacional Nova Aliança apoia o movimento e incentiva a todos que possuem contato com a cooperativa a entender que a prevenção é o melhor caminho.
Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a prática de atividade física, alimentação saudável com uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar podem reduzir as possibilidades do surgimento do câncer de mama.
De qualquer maneira, independentemente da sua idade, vá ao médico regularmente.
Abaixo as formas de detectar precocemente o câncer de mama:
Exame clínico das mamas:
É o exame em que o médico ou enfermeiro observa e apalpa as mamas da paciente para identificar nódulos e alterações. Quando realizado por um médico ou enfermeira treinados, pode detectar tumor de até 1 centímetro, se superficial.
Mamografia:
É uma radiografia das mamas, realizada por um equipamento chamado mamógrafo. Com a compressão das mamas é possível visualizar pequenas alterações, o que permite descobrir o câncer de mama em fase inicial. Conforme informações do Inca, a recomendação no Brasil é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.
Autoexame das mamas:
O procedimento não substitui o exame clínico realizado por um profissional de saúde treinado. O exame das mamas pela própria mulher deve integrar as ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo.
Fonte: Ministério da Saúde / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva / Portal Unimed – Viver Bem.